1° Resenha do Blog - Um Coração Maior Que O Mundo

12:19:00

      
Titulo - Um Coração Maior Que O Mundo 
Autor - Luís Augusto Fischer
Editora - Ática 
Ano de Publicação - 2013 

Sinopse: 

  "Quando resolveu compor uma canção, Tom não sabia que um tal de Tomás Antônio Gonzaga já havia escrito algo parecido no século XVIII. Tampouco imaginava que o professor de português seria capaz de ler a letra da sua música na frente da classe inteira! E ainda acabar pedindo um trabalho sobre o arcadismo ...
    Mas não é só Tom que está enrascado: seu grupo conta ainda com Carlitos- seu melhor amigo - ,Renata- que acabou de dar um fora em Carlitos-, Amanda- por quem Tom está apaixonado - e Marcelo - Um Argentino que tenta se adaptar ao "exílio" no Brasil. 
      Entre descobertas e desencontros, os cinco vão mergulhar na leitura de Marília de Dirceu e perceber que, apesar dos séculos de distância, há muito em comum entre seus próprios sentimentos e aqueles expressados pelo poeta em suas famosas liras.

 - Marília de Dirceu é analisado ao lado da rica biografia de Tomás Antônio Gonzaga, no contexto da mineração, no século XVIII, e da luta pela Independência. A evidente qualidade da obra, contudo, transformou o poeta em um dos grandes escritores da nossa literatura." 

 

       
   Logo no início do livro conhecemos Tom, um garoto de 15 anos, apaixonado por música, ou melhor, na sessão de rock, ele está tentando compor uma canção, com uma das mãos ele bate nas cordas, como se o violão fosse uma guitarra. Sua canção não é um rock pesado, mas sim uma balada.
                       
                                                "Esta canção quer te alcançar
                                                É agora, tem que ser agora, é agora
                                                Amor, é difícil de dizer, vem, vem, vem"

 A história é fascinante, o autor descreve cada um dos personagens detalhadamente, assim o leitor se aproxima mais da história, confesso que no começo este livro não havia me chamado muita atenção, mas logo nos dois primeiros capítulos você começa a se interessar pela leitura e não consegue parar até acabar o livro. Em várias partes do livro a uma aproximação do autor com o leitor, trazendo o leitor para dentro da história. 
 Daniel, o professor da turma de Tom, passa um trabalho em grupo, logo começa aquele rolo na sala dos alunos separando os grupo. Naturalmente o grupo de Tom era composto por Carlitos, Renata e a Amanda, mas logo entra um aluno meio distante dos demais, Marcelo, um argentino que não havia se enturmado com a classe ainda. 
  Tom não sabia, mas logo que o professor começou a falar de sua música, dizendo que um tal de Tomás Antônio já havia escrito algo parecido, ele logo ficou interessado e o professor começou a recitar um poema assim:
             
                 "Minha bela Marília, tudo passa. / A sorte deste mundo é mal segura ..."

Tom ficou pasmado em saber sobre isso e logo começou a fazer perguntas ao Daniel. O professor logo respondeu que Tomás Antônio Gonzaga foi um grande poeta apaixonado. Escreveu Marília de Dirceu completamente enlouquecido de amor por uma moça de sua cidade. O professor pega um livro sobre sua mesa, folheando-o rapidamente, parou em certa pagina e disse que iria ler a "Lira XIV" da primeira parte do livro Marília de Dirceu

                                  "Minha bela Marília, tudo passa;
                                  A sorte deste mundo é mal segura;
                                  Se vem depois dos males a ventura, 
                                  Vem depois dos prazeres a desgraça.
                                  Estão os mesmos Deuses
                                  Sujeitos ao poder Ímpio Fado:
                                  Apolo já fugiu do Céu brilhante,
                                  Já foi pastor de gado."

Entre idas e vindas, o grupo de Tom programa ir para uma fazenda da família de Renata. Logo eles ficaram com aquela alegria antecipada de viver uma pequena aventura, ainda que modesta. Uma casa na serra, um friozinho legal, ascender o fogo na lareira, fazer um fondue de queijo e outro de chocolate, putz, maravilha total. Tom, Carlitos e Marcelo tiveram que ir de ônibus, mas é claro que eles não iriam se decepcionar com esse pequeno contratempo, No meio da viagem os três engatam uma conversa legal, falaram da escola,de alguns colegas, dos professores, de gente chata e gente legal, de seus times favoritos.
   A casa ficava a seis quarteirões da rodoviária, e para lá foram os cinco, caminhando daquele jeito que garotada anda junto. Os três garotos ficaram num quarto só, que era no sótão da casa, enquanto as meninas se instaram no quarto de Renata mesmo. 
  Assim que terminou a reunião do grupo eles entraram, foram para a sala, ascenderam a lareira. Logo Tom pegou seu violão e começou a mexer nas cordas de seu violão, fazendo uma cantoriazinha para enfeitar oque ia tocando. 
                                "Esta canção quer te alcançar 
                                É agora, tem que ser agora, é agora 
                                Amor, é difícil de dizer, vem, vem, vem 
                                Eu tenho um coração maior que o mundo..."

 Tanta coisa aconteceu depois dessa noite, dois parezinhos nasceram ali, naquele momento. Logo chegara o dia da apresentação do trabalho, uma produção bacana, cenário perfeito, na plateia estavam todo mundo. A divulgação tinha badalado bastante em uns cartazes e nas redes sociais. o nome do espetáculo foi intitulado de "Modinhas e outras Modas". No centro do palco, com seu violão, ao lado das garotas do grupo e contando com a presença dos dois parceiros nos bastidores, Tom olha para o lado e diz: "-Vai!" . Abre-se a cortina. 

Este é realmente um daqueles livros para você ler milhares de vezes. 

                               

You Might Also Like

0 comentários

Copyright © 2015 Leitores Divergentes - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.